Se proteja de Golpes: #Whatsapp

-
Por: Tiago Brandão 14 de junho de 2020

A popularidade do WhatsApp tem sido há tempos aproveitada para aplicação de golpes, principalmente após uma pesquisa declarar que o aplicativo está instalado em 99% dos dispositivos brasileiros. O mais recente deles, divulgado pela empresa de segurança ESET, envolve o recebimento de uma mensagem do próprio aplicativo via SMS contendo um código de verificação, que será utilizado para que os bandidos “roubem” o Whatsapp da vítima.

Ao instalar o Whatsapp pela primeira vez em seu celular, o usuário precisa informar corretamente seu número de telefone. Desta maneira, o aplicativo consegue confirmar que a pessoa é o verdadeiro dono enviando um SMS contendo um código de ativação de seis dígitos. E é com base neste procedimento que os golpistas atuam.

O golpe ocorre de uma maneira bem simples: usuário recebe por SMS um código de seis dígitos, supostamente enviado por “engano” (ou outra história qualquer que eles inventarão). Como a vítima não solicitou nenhuma verificação de identidade, ela acaba ignorando a mensagem. Em seguida (ou antes), uma pessoa entra em contato avisando que a mensagem recebida tinha como destino outro número, por isso, pede que a vítima compartilhe esse código com ele.

Existem variações deste golpe, como entrar em contato se passando por responsáveis de uma plataforma de vendas (OLX, Mercado Livre e etc) onde a pessoa anunciou algo, mas que “deu um problema” e que será enviado o SMS com um código que precisará ser informado. Outra modalidade é entrar em contato se passando por alguém da sua agenda (que teve o Whatsapp roubado), dizendo que está com problemas para receber SMS, e pede para você “receber o SMS para ela” e informar os seis dígitos.

Caso o código seja compartilhado, é possível invadir o WhatsApp da vítima e conversar com os todos os seus contatos normalmente como se fosse ela própria, além de ter acesso a todas as conversas, arquivos trocados, fotos, vídeos, tudo.

E uma vez assumido este controle,  é possível também a aplicação de diversos golpes. O mais comum é a solicitação de dinheiro para quitar uma dívida inadiável ou um acidente sofrido por alguma pessoa próxima. Enquanto os criminosos tentam enganar a lista de contatos, o usuário recebe uma mensagem de que o acesso ao WhatsApp foi perdido.


COMO EVITAR ESTE GOLPE

Desconfie

Esta é a primeira dica de todas: DESCONFIE. Mesmo que seja alguém da sua agenda, que tenha o costume ou não de te solicitar transferências bancárias, caso esteja pedindo (SEMPRE por texto, pois se ligassem daria para reconhecer que não é a voz da pessoa que você conhece) que a transferência do dinheiro seja para a conta de um terceiro, ligue e converse por voz/aúdio para confirmar que se trata realmente da pessoa que você acredita ser.

Verificação em duas etapas

Para evitar esse tipo de golpe, a empresa de segurança recomenda a ativação do sistema de verificação em duas etapas do próprio Whatsapp. Ele impede que o aplicativo utilize apenas o sistema de código SMS para verificar a identidade do usuário, solicitando também uma senha que o próprio usuário escolhe. Para saber como ativar esta verificação, clique aqui.

Como recuperar a conta do whatsapp clonada

A primeira ação é pedir a verificação da conta via SMS (mensagem de texto tradicional). Depois disso, reinstale o WhatsApp, entre com seu número de telefone e confirme o código de seis dígitos que você receber via SMS. Dessa forma, qualquer indivíduo que usar sua conta será desconectado automaticamente. Não passe este código a ninguém que te peça.

Outro ponto importante é avisar amigos e a família. Muitos golpistas usam sua lista de contatos para solicitar informações sigilosas e pedir depósitos em dinheiro. Se sua conta for violada, entre em contato com pessoas próximas para que ninguém possa se passar por você.

Depois de avisar familiares e amigos, o caminho é falar com a equipe de atendimento do WhatsApp. Mande um e-mail para support@whatsapp.com. O e-mail pode ser enviado em português e no assunto deve conter informações como “Conta clonada/roubada” junto com o número do seu celular em formato internacional (+55 XX…). Exemplo: Conta roubada / +55 11 01234-5678.

Para acesso ao site oficial do Whatsapp de onde esta orientação foi traduzida, clique aqui.


Gostou deste artigo? Deixe sua opinião e aproveite para navegar em nosso site e conhecer nossos serviços para Finanças Pessoais, Imposto de Renda e de Contabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Atendimento via Whatsapp

Precisa de ajuda? Responda esta mensagem. Estou online à sua disposição!

AtendenteComo posso ajudar?